sábado, 24 de fevereiro de 2018

Receita de uma hamburgada

Começando pelo fim: servidos?
Atendendo a insistentes pedidos, resolvi não só dar a receita do meu hambúrguer, como fazer alguns apropriados comentários e incluir os ingredientes da montagem além da carne.

Antes de começar, precisávamos de uma cerveja para acompanhar. Segui com meus growlers ao Farol e trouxe uma APA. Não sem, é óbvio, iniciar os trabalhos por lá.

Olha a felicidade da molecada!
Também passei no mercado e comprei o suco para os demais e alguns ingredientes que faltavam.

E a coisa é bastante simples. A receita original, que me foi passada por minha sogra, era assim:
1 Kg de carne moída na hora, patinho ou coxão mole. 
1 pacote de creme de cebola
1 xícara de aveia flocos finos
1 ovo
1 colher (sobremesa) de sal
Misturar tudo e formar os hambúrgueres
Eu, no entanto, fiz algumas modificações e, por isso cabe algum comentário.

Sempre compro 1Kg de patinho e peço para moer com 200 a 250g de bacon. O patinho é uma peça magra, e o bacon, além de sabor, provê a necessária gordura.

Antes de tudo, jogo um tanto de sal e acrescento uma generosa pitada de pimenta do reino. Logo depois vai o pacote de creme de cebola e a aveia, numa porção a olho. A aveia, diga-se, dá substância e crocância à carne.
Nem sempre uso o ovo. Mas às vezes uso um ou dois. Isso vai simplesmente conforme meu humor.

O vinho ali não era para bebericar. Uma vez, porque eu achava ruim de misturar tudo tão seco, acrescentei um pouco de vinho e foi como mágica. A massa de carne ficou extremamente macia. Desde então eu sempre misturo um tanto de vinho ou de cerveja. Prefiro a cerveja, mas como tinha este resto de vinho de refeições anteriores, foi o vinho mesmo.
Vale ressaltar que faço pequenas alterações cada vez que preparo os hambúrgueres, não só pelas quantidades a olho, mas também alterando sutilmente um ou outro ingrediente. Isso fica sempre a gosto do chef.

Como se vê, esta quantidade de ingredientes rende cerca de doze generosas porções de hambúrguer.

Como venho preparando sistematicamente hambúrgueres, minha esposa me presenteou no Natal com este prensador, que vem também com recipientes para guardá-los. 

Não é algo necessário, mas é realmente muito prático e, com minha predileção estética, é algo que gostei muito. Só lamento que só venham quatro recipientes. Vamos ver se adquirimos mais pelo menos oito deles avulsos.

Depois de prontos, os hambúrgueres vão descansar na geladeira e eu preparo cebola caramelizada na cerveja. 

Bem, os ingredientes vão no olho: cebola (desta vez veio uma roxa por engano e achei que ficou legal), cerveja preta (o ideal seria uma stout, mas aqui uso uma malzbier), molho shoyu e açucar mascavo.

Tudo começa aquecendo azeite para fritar a cebola até que ela comece a ficar mole e transparente. Ao invés de azeite, porém, eu fritei antes bacon em cubo (prefiro em tiras, mas não tinha no mercado) e, após separá-lo, aproveitei sua gordura.


Quando a cebola está no ponto, jogo o shoyu e deixo impregnar bem na cebola. Então acrescento a cerveja, e quando esta começa a ferver, acrescento o açúcar. Aí é esperar reduzir bem até ficar um molho bem grosso.

Enquanto isso, frito os anéis de cebola e separo os pães. 


Lambuzo os hambúrgueres de molho barbecue e os levo à churrasqueira.

Minha churrasqueira de camping velha de guerra, aliás, cumpriu exemplarmente seu dever e está em seus últimos suspiros.

Ainda não me animo a comprar a que deve ser definitiva,  uma vez que ainda há muito a fazer no quintal antes de pensar nestas coisas, mas temo que em breve eu não tenha alternativa.

Eis, à esquerda, os ingredientes da montagem preparados. Os pães com duas fatias de queijo (normalmente usamos o prato, que aqui chamam de lanche), o bacon, a cebola caramelizada e os anéis de cebola. E, à direita, a montagem no aguardo dos hambúrgueres.

Tudo terminado, eis as porções, da esquerda para a direita, do (até aqui) caçula, sem alguns ingredientes, do primogênito, idêntico ao da minha gravidinha, e, enfim, o meu duplo, ao lado da minha merecida APA. Que tal?

Novamente: servidos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.