sexta-feira, 15 de abril de 2016

Redução de riser da 883 Custom

No finalzinho de 2014 eu fiz um pequeno "tutorial" no Forum Harley sobre o corte que fiz no riser para a instalação do ape hanger. Vou publicar aqui também até porque aqui dá para atualizar algumas fotos e/ou informações mais facilmente. Segue o texto que escrevi lá (com algumas edições):

883 C como chegou: original.
Eu só encontrei informações a respeito disso em um fórum gringo, então, se a alguém for interessante...

Eu já peguei a 883C com vontade de aumentar um pouco o guidão, mas aquele riser gigante é esquisito pacas. Não é qualquer guidão que orna. Só que eu também não queria trocar o copo: gosto dele para baixo, ao invés de para cima. 

Então vi num fórum gringo um cara que cortou o riser dele. Resolvi fazer o mesmo.

Peguei a menina com riser e guidão originais:
Lady Day, tal como a conheci.
O riser cortado.
Risers: original e cortado.
Comprei um riser extra (porque, se desse errado, ainda teria o original: meu temor era que o copo batesse no tanque e eu acabasse perdendo a peça) e mandei cortar e refazer a rosca. 

Após cortado, a diferença de altura é significativa. Talvez alguém ainda considere muito grandão, mas eu gostei do resultado.

Instalei o riser cortado ainda com o guidão original. O temor quanto ao copo bater no tanque era infundado, como se pode ver pelas fotos que seguem:
Riser instalado.
Riser instalado com guidão original. O visual fica agressivo.
Eu gostei do visual assim. E a posição fica até divertida. Mas só na cidade. Ao pegar a estrada, o que fiz duas vezes, uma num pequeno passeio e outra quando fui levar a moto para a instalação do ape hanger, é uma terrível dor nas costas.

Depois de um tempo, troquei o guidão e cabos. A princípio, eu deixaria os piscas nas bengalas. O resultado inicial foi esse:
Vista frontal com riser cortado.
Ape hanger recém instalado.
A configuração inicialmente pretendida:
guidão ainda um pouco para trás, piscas na bengala e bolsa de ferramentas.
Num churrasco com o pessoal da "Real Sociedade Motocicística".
Passado um bom tempo disso, eu comecei a não gostar nem da bolsa de ferramentas nem da posição dos piscas. Então tirei o primeiro e aumentei os cabos do pisca para passá-los por dentro do guidão.

Também fui, aos poucos, percebendo que tanto o visual quanto a posição de pilotagem ficavam melhores com o guidão inclinado mais à frente. Num primeiro momento ficou assim:
"Gimme light!"
Depois disso, em relação ao riser e guidão, apenas mudança do posicionamento. Atualmente está ainda um pouco mais à frente, privilegiando o visual. Mas, às vezes, trago um pouco mais atrás para melhorar o conforto.

Outras alterações estéticas continuam sendo feitas. O visual atual dela é este da foto que estampa a coluna lateral do blog em "Minha moto atual" (e que será atualizada sempre que houver alteração significativa).

E é isso. E eu que nem curtia ape hangers, estou curtindo pacas!

PS: O riser da 1200 (C e CA) é o mesmo, então acredito que a solução pode servir a estes modelos também.

5 comentários:

  1. Oi Roberto, tenho uma 883C também e estou planejando colocar um guidão mais alto, mas com esse riser não dá! Googleando acabei caindo aqui e foi a 1a vez que eu vi alguém que tenha cortado ele. A principio estava procurando outro suporte pra adaptar (talvez da 883R), mas essa sua solução é mais simples, mais barata e achei que o resultado ficou ótimo! Queria saber mais detalhes da sua adaptação: vc sabe a medida do quanto cortou? O corte foi paralelo a base original da peça ou teve algum angulo? Acha que daria pra cortar mais que isso?

    Ah, uma sugestão, vi que vc tem pneu faixa branca na frente mas não atrás. Na minha fiz o mesmo, mas como o faixa branca de trás era absurdamente mais caro, o que fiz foi comprar as faixas numa loja que vende acessórios pra carros antigos (paguei R$35 cada) e na hora de instalar o pneu novo o borracheiro colocou.
    Obs1: a faixa tem que ser 1'' menor que a roda, ou seja, no nosso caso 15'' e não 16''
    Obs2: da um trabalho desgraçado, pq quando começa a encher o pneu a faixa quer escapar cada hora num lugar, sugiro pedir pra um borracheiro experiente e paciente instalar, avisar que vai dar um trabalho extra e ja combinar uma caixinha
    Obs3: a foto ta ruim e a moto bem suja, mas pra ter uma ideia de como ficou: https://www.flickr.com/photos/demetrio_zanini/27993881050/in/album-72157664461981760/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Demetrio, na paz?
      Que bom que alguém chegou nisso aqui e pode ser de alguma ajuda. Eu escrevo tendo a impressão que ninguém lê. Mas como é meio que um hobby eu não me importo realmente. rsrs
      Sim, bro, um ape neste riser original não dá! Já vi nuns foruns gringos fotos assim e não fica bom não. O riser cortado, para o meu gosto, ficou muito bom.
      Bem, vou tentar responder tudo, mas se eu deixar alguma ponta solta, pergunte de novo.
      Eu não medi para cortar. Pedi para o pessoal da AZ que cortasse onde ficasse melhor. Eles cortaram logo acima do bar and shield e, pelo que pude ver, sem ângulo (quero dizer, com o equivalente ao mesmo ângulo do riser não cortado).
      Eu acho que até dá para cortar mais um pouco, mas aí certamente precisa fazer algum ângulo. Agora, tem que ver bem porque a rosca interna do riser tem que ser refeita e eu não sei se algum ângulo não prejudicaria este processo.
      Sobre o pneu, é só que ainda não chegou a hora de trocar. Quando eu trocar, vou colocar um faixa branca. Eu quero colocar roda raiada também, mas isso por certo vai ter que esperar! hehe
      Grande abraço. E se precisar de mais alguma info é só dizer.

      Excluir
    2. Legal, cara já ajudou bastante.
      Quando eu conseguir deixar a moto parada uns dias vou pedir pra fazer isso. O guidão que vc colocou é de 12'' né? Achou a altura boa ou faria hj um pouco mais baixo ou alto? Acho que fica bonita, mas a minha ideia é deixar ela mais confortável pra longas viagens em 1o lugar, então minha preocupação maior é funcional.
      Sobre o blog, dei uma lida e achei bem legal! Temos muitos gostos em comum, principalmente pra moto! E o loco da internet é isso... vc joga ai no mundo seus pensamentos, e quando menos se espera, de onde menos espera, descobre que isso fez a diferença pra alguém, e não tem como vc ter idéia do impacto disso. Espero que, assim como vc me ajudou eu possa te ajudar tb dando uma força pra vc não desanimar com o blog, pq vc acaba de ganhar mais um leitor!
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Obrigado, bro, pelo incentivo! Isto faz diferença sim.

      12" para mim ficou perfeito. 10" ficaria bom também. Menos ou mais não me ficaria bom. Mas note que sou baixinho (1,687569m, hehe).
      Para mim ficou numa boa relação conforto/estética. Agora, para viagem, o que traz mais conforto é a mala que fica na garupa e serve de apoio lombar.

      Agradeço novamente as palavras de incentivo.
      E peço que me mande fotos se fizer o esquema. Se me permitir, eu gostaria de fazer uma postagem a respeito, com outra moto com solução semelhante.

      Abraço!

      Excluir
  2. Legal, quando fizer mando sim! Te mandei uma mensagem no facebook, depois olha la e me adiciona.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.