segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Curvas: temor e inabilidade

Curva acentuada à esquerda
No último sábado em que passeei de moto, há duas semanas, levei um baita susto.

Eu estava descendo a Serra, de Nova Petrópolis em direção a Porto Alegre. Seguia na boa, até mais devagar que de costume (o que, aliás, eu acho que é sempre um "criador" de situações de risco, inclusive, e até mais, de carro). Então, em uma determinada curva, eu relativamente devagar, mas mais rápido do que eu esperava, e dando mais atenção ao carro atrás que à curva à frente, comecei a abrir na danada.

Ainda bem que era uma curva à esquerda, mas também por isso, no rumo que eu estava, e pela distância da valeta lateral, já nem dava para tentar ajeitar via contra esterço (se é que eu saberia usá-lo). Meti o pé no freio. Sim, eu ainda tenho o vício de confiar mais no freio traseiro que no dianteiro (que eu usei também). A roda traseira travou e eu soltei e voltei a pisar o freio, simulando, quanto dá, um abs. 

Foi ótimo: a roda travada jogou a traseira para a direita e, junto com o inconsciente contra esterço, corrigiu a trajetória. A simulação porca de abs fez o resto, permitindo que eu terminasse a curva. Foi ótimo, mas foi pura sorte! 

Sem essa de "custom não faz curva". A moto tem limitações de inclinação, claro, mas tudo depende mais de se ajustar à tocada própria de cada tipo de moto e conhecer suas próprias limitações. Para quem gosta de custom, o primeiro aspecto é tranquilo. Já o segundo costuma nos pregar peças! E tanto mais quanto mais confiança vamos tendo com a experiência.

Depois do susto segui ainda mais na boa e deixei de dar tanta atenção ao retrovisor. E, acima de tudo, fiquei pensando que o melhor é mesmo não adquirir confiança alguma, mas sim ser um medrosão e lembrar constantemente que não tenho habilidade alguma.


Curvas? Só na manha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.